Em Seg 11 Abr 2011, às 22:29:00, Tiago Adami escreveu:

> Jocimar, tudo depende da forma como você irá implementar o acesso a
> dados na sua aplicação.
>
> A ordem e a quantidade dos registros devem ser definidas pela
> aplicação, e não entendo o motivo pelo qual você utiliza o LIMIT para
> trazer apenas um registro se poderia carregar vários em um cursor e
> literalmente "rolar" entre eles.
>
> Parece que você irá usar Java. Reforço que isto depende da forma de
> implementação: DAO, um ResultSet ou JPA, tanto faz.

Obrigado pelas observações Tiago,

Estes select's serão utilizados apenas em formulários (cadastros), onde
atualmente o meu usuário navega entre os registros, e ao fazê-lo com BD, caso
carregue em cursores terei informações que poderão não corresponder com a
atualidade do BD, já que poderá estar sendo modificada por outro terminal.
Citei um cadastro de municípios apenas como exemplo, mas em outros cadastros
(clientes), poderá o administrador da empresa liberar algo para o cliente em
outro terminal (gravando no BD), e no outro terminal que não acesse a mesma
informação, o mesmo ficará "aguardando" uma atualização, onde dependerá de
fazer
novo "select" para carregar o cursor, e isto é motivo de "discussões".
Neste primeiro momento pretendo não tirar os mesmos recursos de meu ERP.

Atenciosamente,

Jocimar de Oliveira
www.erp-gerencia.com
Paraná - Região dos Campos Gerais

Atuando como: Desenvolvedor de Sistemas - Profissional liberal
Início das atividades: 19/mar/1989 - 22 anos

Linguagem de programação: FlagShip
S.O.: Linux

Migrando para linguagem de programação: Java (Desktop)
SGBD: PostGreSQL
IDE: NetBeans 6.9.1
S.O.: Linux