Em Ter 12 Abr 2011, às 11:06:49, Leandro DUTRA escreveu:

> Estude o modelo relacional.  Os vícios de acesso ‘navigacional’ a
> dados gerarão muitos problemas num sistema SQL.

Vou utilizar cursores para interar, mas também vou usar navegação.
A pergunta inicial, a que iniciou o mérito são os select's que apresentei, mas
foi tanto corte que o objetivo da mesma ficou, e a discussão de regras iniciou.
Conheço o modelo relacional, tanto que nem citei como mérito de discussão. É a
tal RFC1855, certo. Haja discussão desnecessária!
Há o que comentar ou melhorar sobre o foco da minha primeira mensagem ?
Dos exemplos abaixo, o que posso melhorar ?
Primeiro registro:
        select * from tbl_cgmun
                     where tbl_cgmun.MUNCOD > ''
                         limit 1;
registro Anterior:
        select * from tbl_cgmun
                         where tbl_cgmun.MUNCOD < '0150'
                         order by MUNCOD desc
                         limit 1;
Próximo registro:
        select * from tbl_cgmun
                         where tbl_cgmun.MUNCOD > '0150'
                         order by MUNCOD
                         limit 1;
Último registro:
        select * from tbl_cgmun
                         where tbl_cgmun.MUNCOD <= '9999'
                         order by MUNCOD desc
                         limit 1
Este é o foco da minha primeira mensagem, mas vejo que sua preocupação são mais
de "literatura" e "regras". Não há o que comentar, então no decorrer das
mensagens não entre para criar discussões "atravessadas" ! Estas atitudes de
quem pega um pedaço de mensagem e sai com mensagens prontas para apenas atacar
sem conhecer as pessoas, quanto menos o conhecimento já agregado é coisa de
quem
está com tempo sobrando.

Adeus,

Jocimar de Oliveira
www.erp-gerencia.com
Paraná - Região dos Campos Gerais

Atuando como: Desenvolvedor de Sistemas - Profissional liberal
Início das atividades: 19/mar/1989 - 22 anos

Linguagem de programação: FlagShip
S.O.: Linux

Migrando para linguagem de programação: Java (Desktop)
SGBD: PostGreSQL
IDE: NetBeans 6.9.1
S.O.: Linux