Em 17-05-2011 09:53, Flavio Henrique Araque Gurgel escreveu:

> Ooops... por que "--remove-sent-files"?
> Os logs já arquivados estão sendo removidos? Isso pode ser a causa do
> erro que você está vendo. Dá uma olhada, o arquivo que o PostgreSQL tá
> pedindo ainda está no seu diretório de arquivados?

Não queira ser mais esperto que o PostgreSQL. Com o comando acima você está
removendo arquivos do log de transação _sem_ que o PostgreSQL "saiba". Uma
queda (crash) poderia deixar o seu servidor principal sem a capacidade de
retornar ao ponto que estava antes da queda.

O correto é remover somente arquivos do log de transação que estão antes do
último restartpoint (ponto de partida de uma restauração), ou seja, é melhor
deixar quem sabe fazer isso (pg_archivecleanup [1]). Vale lembrar que esse
comando é útil somente naqueles cenários onde há somente um servidor
secundário pois ele pode remover arquivos que ainda são necessários por outros
servidores secundários.

Eu aconselharia manter os logs arquivados em outro local. Por quê? O
restore_command espera um sucesso para cópia do arquivo mas se o arquivo já
está no local você pode obter uma falha do tipo "foo" e "foo" são o mesmo
arquivo.

> Se seus logs estão sendo apagados, com a taxa de escrita que estou
> pressupondo, este parâmetro está baixo.

Não. Esse parâmetro só é útil se eu não estou arquivando os logs. No seu caso,
pode deixar wal_keep_segments = 0 pois os arquivos necessários pelo secundário
estarão arquivados.

[1] http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/pgarchivecleanup.html

--
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento