Em 11 de julho de 2011 17:34, Flavio Henrique Araque Gurgel
<fha...@gmail.com> escreveu:
[...]
> - triggers nas tabelas que precisam de auditoria, essas triggers podem
> gravar alterações numa tabela de auditoria, lembrando que existe uma
> penalidade de performance aí. Já implementei auditoria assim.

É a linha seguida pelo tablelog e pelo emaj, só que minha intenção era
que o colega Eduardo descobrisse isso pesquisando as ferramentas que
citei, mas agora você já revelou a surpresa... :(

Aproveitando o tema, esse tipo de auditoria é interessante quando cada
usuário da aplicação possui um usuário no banco. Já em aplicações que
possuem um servidor de aplicação entre o cliente e o banco é comum
existir um pool de conexões que utilizam um mesmo usuário para se
conectar ao banco. Neste tipo de cenário é recomendado que a aplicação
tome conta da auditoria. Distribuir a auditoria tanto na aplicação
quando no banco de dados também é uma alternativa.

Já utilizei as 3 (três) alternativas, e cada uma tem seus prós e contras.

[]s
Dickson S. Guedes
mail/xmpp: gue...@guedesoft.net - skype: guediz
http://guedesoft.net - http://www.postgresql.org.br