Comentários no texto.

Em 19 de julho de 2011 22:26, Euler Taveira de Oliveira
<eu...@timbira.com>escreveu:

> E por que não o pedido do João da Silva + CPF? Acho que seria muito mais
> elegante o funcionário dizer: Seu João da Silva? Aqui está o seu pedido. Do
> que: Número? 7..9..5..7..2..3..9..5..8..2..3..7. Aqui está o seu pedido.

É muito mais fácil identificar o pedido 876232 do que o pedido "João da
Silva" + CPF + timestamp (como disse o Fabrizio, o João da Silva pode fazer
mais de um pedido). E mais: todo mundo sabe escrever "João da Silva" após
ter ouvido o nome por telefone, mas quero ver os operadores do call center
procurando o pedido do Sr. Washington Vizzotto e digitando "Uóchintom" ou
"Visoto", como acontece no mundo real.

> (...)
> De qualquer forma, isso não garante que nunca haverá buracos; haverá mas a
> aplicação irá tampá-los ao longo do tempo.

Buracos na numeração de códigos de pedidos e pessoas raramente são problema.
Mesmo o "número de nota fiscal" (que não é um mero identificador interno,
visto que é exigido pelo fisco) de uma NF-e pode ser pulado, bastando para
isto inutilizar a numeração. Se não há exigência legal (como NF e empenho),
não é preciso se preocupar com buracos na numeração.

> Expor um número identificador que não faz muito sentido fora da aplicação é
> um
> erro. Na verdade, esse identificador deveria ficar restrito ao modelo
> físico
> do SGBD (argh, oids) mas não é o que ocorre na prática (a parcela de culpa
> fica dividida entre o padrão SQL e o desenvolvedor).

Eu concordo que expor um identificador que não faz sentido fora da aplicação
é um erro, mas fica a pergunta: o número de um pedido faz ou não faz sentido
fora da aplicação, tanto para quem vende quanto para quem compra?

Alexsander da Rosa
http://rednaxel.com