2009/3/4 Vinícius Gonçalves <vinny...@yahoo.com.br>:

>  Sim, realmente a relação é Bi Direcional.

Então o correto é haver uma relação de relacionamento — uma entidade à
parte que registre os relacionamentos, análoga às que se usa para
implementar relacionamentos n:m, constituída de dois atributos, ambos
chave estrangeira para teu cadastro.

> O problema é que eu estou trabalhando com Orientação a Objetos

Isso é irrelevante para bases de dados.

> o hibernate.

É contraproducente.

> E o maior de todos os problemas é que eu não tenho muita experiencia nesta
> plataforma.

A plataforma é irrelevante, a questão aí é entender o modelo relacional.

> A criação a Trigger resolveria todos os meus problemas.

Mas é desnecessária, gera carga adicional no sistema, exige manutenção…

--
Skype:leandro.gfc.dutra?chat           Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191             Google Talk: xmpp:leand...@jabber.org