2011/9/20 Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <lean...@dutras.org>:

> Dataprev?

Sim.

> Queres dizer, livre?

Não mais. Até onde sei, não existem ferramentas livres que atendam os
nossos requisitos.

> Cara, Graphviz é muito bom… e livre!  Só de não ter de ficar horas e
> horas arrastando caixinha… na minha experiência, ele sempre criou
> diagramas muito melhores (e mais facilmente) que qualquer algoritmo de
> qualquer outra ferramenta… ou estou redondamente enganado?

Está redondamente enganado.

> Tenho medo de não alcançar o entendimento do que crês que ele não
> antederá, por isso não pergunto…

Se insistir, explico onde erramos no autodoc, mas precisaria resgatar
os códigos e as diversas tentativas de evoluções daquele código.

> Abandonado, certo?

Pela Oracle, sim, mas para uma empresa que ainda tem cerca de 90% de
seus sistemas armazenados dentro dele, não.

> Esse é o da IBM?  Se fôr, última vez que olhei era muito gordo e muito
> caro, isso mudou?

Não é.

> Para mim, a decisão é simples: se tenho de manter uma biblioteca de
> modelos numa única ferramenta para modelos que serão implementados,
> cada um, em vários SGBDs diferentes, aí preciso duma dessas
> ferramentas que misturam modelagem e diagramação.

É o caso da maioria, acredite.

A questão não se limita a modelagem; apenas pra citar 15 dos mais de
40 requisitos necessário em nosso ambiente:

    * Possibilidade de criar o DER a partir do modelos lógicos
(diagrama de entidades)
    * Criação automático do Mapeamento Objeto Relacional e, mais
especificamente, dos mapeamentos do JPA
    * Utilizar repositório único e integrado
    * Garantir versionamento dos objetos existentes no repositório
    * Capacidade de mapeamento de re-uso de objetos
    * Garantir rastreabilidade de uso dos objetos, para análise
    * Compatibilidade entre tipos e domínios
    * Integração de repositórios com a base física
    * Geração de DDLs/SQL
    * Geração de Sequences
    * Geração de índices
    * Comparação (diff) entre esquemas
    * Versionamento da estrutura
    * Rastreabilidade de dependência (relacionamentos)

> Mas, se tenho o
> privilégio de mexer só com PostgreSQL, então programação SQL literária
> com noweb ou algo parecido, gerando gráficos com AutoDoc, é o que
> chamo de modelagem literária e é muito bom…

Se tem esse privilégio, vc é um baita sortudo!

-Leo
--
Leonardo Cezar
http://postgreslogia.wordpress.com