2011/9/21 Euler Taveira de Oliveira <eu...@timbira.com>:

> E o são. O problema é que qualquer modelo matemático para engenharia de
> software é tão complexo que desenvolvedores de ferramentas CASE não o adotam.

Euler, respeito a tua opinião, mas a realidade que vives em teu âmbito
acadêmico e profissional não reflete a realidade da maioria das
universidades e empresas do nosso país. As faculdades estão ensinando
lógica de programação com java, aplicando teoria de banco de dados
(create table...) com SQL Server e redes neurais com Visual Basic5 ou
Delphi6.

Não estou falando de uma ou outra universidade, mas a grande maioria.
Aquelas de onde estão saindo os "gênios" que vão trabalhar como
engenheiros na Borland, na IBM ou Microsoft.

> Por esta e outras razões, métodos formais são adotados, quase que
> exclusivamente, no desenvolvimento de sistemas críticos.

Métodos formais? Quisera eu que fossem!

A regra utilizada para construção de software é baseada naquilo que
alguém (e voces sabem quem) chamou de melhores padrões de software ou
processo racional e unificado e tantas outras bobagens que datam de 30
a 40 anos atrás.

Os tempos mudaram e espero que as nossas pequenas /StartUps/ enxerguem
e encontrem uma oportunidade de negócio, a ponto de construir um
produto nacional , verdadeiramente racional e coerente com as novas
práticas de desenvolvimento de software, porque o resto é tudo lixo.!

Abraço!

-Leo
--
Leonardo Cezar