2011/9/21 Danilo Silva <danilo.dsg.go...@gmail.com>:

> Instalei a versão 9.1 em ambiente windows xp.
>
> Como a nova versão trata o collation?

Conforme os padrões e as melhores práticas… mas o que queres saber
exatamente?  Se há alguma diferença em relação à 9.0?  Se houver, a(s)
alteração(ões) estará(ão) nas notas de lançamento (/release notes/).

> É possível criar novos collations?

Sim!

> Como?

Passo aos universitários…

> Essas perguntas fazem necessário devido ao problema de consultas em campo
> que possuem acentuação, exemplo: se tenho guardado as strings 'AÇÃO',
> 'CONSTRUÇÃO' e 'CAOS', se efetuar uma select: SELECT campo FROM tabela WHERE
> campo ILIKE '%cao%' => só irá retornar a string 'caos', mas preciso que
> retorne tudo (com e sem acento).

Por favor, pesquise o histórico da lista, esse é um assunto que
aparece cada um ou dois meses, no mínimo.

> Em mysql não tem esse problema a versão na
> qual testei usa collation latin1_swedish_ci.

Isso é uma configuração, não característica do MySQL.  E, aliás, uma
configuração obsoleta (desde os adventos do Euro e do Unicode), e que
nunca foi correta para uso no Brasil (por motivos óbvios).

> Se tiver diferenças, posso efetuar testes do postgresql 9.1 no linux.

Não deve haver.

--
Skype:leandro.gfc.dutra?chat           Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191             Google Talk: xmpp:leand...@jabber.org