2011/9/21 Leandro Guimarães Faria Corce DUTRA <lean...@dutras.org>:

> Quanto eu tiver a pachorra de procurar… mas foi proferida onde e quando?

Na latinoware e no ENSOL de 2010, mas eu mesmo não achei na primeira
página do google, então te envio e vc joga no lixo ou na reciclagem, o
que preferir.

> Faz muito tempo que não mexo no catálogo, mas devia ser uma simples consulta
> no dito-cujo… devia, ao menos…

Isso não tem nada a ver com catálogo!
Como vou buscar num catálogo se estou falando de modelo conceitual?

> Só uma: muito da complexidade e deficiências dessas ferramentas de modelagem
> é por falta de um padrão crível.  Já pensou se desse para codificar em ISO
> SQL como se codifica, por exemplo, em K&R ou ISO C?

Havia um outra ferramenta bastante interessante chamada DBMain, onde a
teoria relacional parecia imprescindível para se construir um modelo
de dados.  Se não me engano, era um projeto na Universidade da
Califórinia, mas não sei se "vingou". Vou dar um googlada e retorno
aqui.

Abraço!

-Leo
--