Pessoal, trabalho em uma instituição cuja equipe de infraestrutura/redes
não tem expertize em Linux.
Somente existe um profissional com experiência em Linux - EU. E eu sou
Analista de Desenvolvimento,
não atuo diretamente com infra ou rede.
Então este é o real motivo pelo qual estou sendo mais conservador em
relação a adotar o sistema de atualização de pacotes
do Linux em detrimento a compilação na unha de serviços/servidor.

Para alguém que neste tópico me recomenda utilizar o pg_upgrade eu indago o
seguinte: o utilitário somente poderá ser utilizado após a instalação dos
pacotes que compõem o serviços (postgreSQL 9.1 + contrib), e é justamente
nesto ponto (passo) que estou empacado.

Gratos (porém ainda estou sem uma solução/dica/ajuda efetiva!)

Marcos Nobre