Olá

Gente, em primeiro lugar brigadão pela acolhida,  :-)  Eu mal esperava
uma resposta, afinal há uma multidão com problemas parecidos.

Bem, eu não sei resumir, meu talento é mais pra escritor do que pra
desenvolvedor  :-)

Euler, hoje eu testei isso:

    - removi toda minha suíte Comodo (firewall + av), além de
desabilitar o firewall do windows, até em "Serviços" (já que ele teima
em ficar ali também). Realmente essa dica que eu não conhecia;

    - pensei que fosse (?) problema de permissão, pois se uso o
instalador, ele aponta WSOCK.dll (da pasta windows/system32) não
encontrada. Mas se eu faço um logon secundário em "postgres" e tento
uma pós-instalação do cluster na linha de comando, ele emite "initdb
não inicializado corretamente";

    - o Postgres tem essa coisa: instalar com admin ele não permite;
instalar como usuário "postgres" pode dar problema de permissão;

    - mas já começo a pensar que não é problema de pemissão, já que
ele instala os arquivos e cria a pasta "data"; permissão de escrita
ele tem, aparentemente;

   - utilizo o Windows XP SP 3 Professional, e tenho tentado instalar
o postgresql-8.4.8.1  (32 bits, mesmo que já uso OK em meu desktop),
mas também já tentei instalar sem sucesso o postgresql-8.4.9-1 e o
postgresql-9.1.1-1.
    ( lembrando que tenho o postgres instalado e funcionando no
desktop, e só não consigo fazê-lo funcionar no netbook, onde uso o
mesmo SO )

Sobre as dicas do slide em PDF:

    - bem, quando uso o instalador ou quando tento uma criação
posterior do cluster manualmente (para aproveitar a instalação, antes
de remover tudo, coisa que tenho feito várias vezes), ele dá esse erro
de wsock.dll não encontrado, mas também emite esse erro:

"Error reading file: ../data/postgresql.conf".

Porém a pasta "data" sempre fica vazia. Nada é gravado ali.

   - LOG do bitrock_installer:

No início dele, temos os alertas:

Could not find registry key
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\PostgreSQL\Installations\postgresql-8.4
Data Directory. Setting variable iDataDirectory to empty value

E também o mesmo alerta acima nas demais variáveis: Base Directory,
Service ID, etc.

Depois segue ok com a execução dos scripts, chegando no final com o erro:

Initialising the database cluster (this may take a few minutes)...
Executing cscript //NoLogo
"D:\PostgreSQL/installer/server/initcluster.vbs" "postgres" "postgres"
"****" "D:\PostgreSQL" "D:\data" 5432 "DEFAULT"
Script exit code: 0

Script output:
 WScript.Shell Initialized...
Scripting.FileSystemObject initialized...

WScript.Network initialized...
Called IsVistaOrNewer()...
    'winmgmts' object initialized...
    Version:5.1
    MajorVersion:5
Ensuring we can write to the data directory (using cacls):
    Executing batch file 'radFD32F.bat'...
    pasta processada: D:\data

    Executing batch file 'radFD32F.bat'...
Reading:    objConfFile is nothing...
Writing:    objConfFile is nothing...
Called IsVistaOrNewer()...
    'winmgmts' object initialized...
    Version:5.1
    MajorVersion:5
Granting service account access to the data directory (using cacls):
    Executing batch file 'radFD32F.bat'...
    pasta processada: D:\data

initcluster.vbs ran to completion

Script stderr:

Configuring database server startup...
Executing cscript //NoLogo
"D:\PostgreSQL\installer\server\startupcfg.vbs" 8.4 "postgres" "****"
"D:\PostgreSQL" "D:\data" "postgresql-8.4"
Script exit code: 0

Script output:
 startupcfg.vbs ran to completion

Script stderr:

Creating menu shortcuts...
Executing cscript //NoLogo
"D:\PostgreSQL\installer\server\createshortcuts.vbs" 8.4 "postgres"
5432 "PostgreSQL 8.4" "D:\PostgreSQL" "D:\data" "postgresql-8.4"
Script exit code: 0

Script output:
 Start FixupFile(D:\PostgreSQL\scripts\serverctl.vbs)...
   Opening file for reading...
   Closing file (reading)...
   Replacing placeholders...
   Opening file for writing...
   Closing file...
  End FixupFile()...
Start FixupFile(D:\PostgreSQL\scripts\runpsql.bat)...
   Opening file for reading...
   Closing file (reading)...
   Replacing placeholders...
   Opening file for writing...
   Closing file...
  End FixupFile()...
createshortcuts.vbs ran to completion

Script stderr:

Starting the database server...
Executing cscript //NoLogo
"D:\PostgreSQL\installer\server\startserver.vbs" postgresql-8.4
Script exit code: 0

Script output:
 Starting postgresql-8.4
Service postgresql-8.4 started successfully
startserver.vbs ran to completion

Script stderr:

Executing cscript //NoLogo
"D:\PostgreSQL\installer\server\loadmodules.vbs" "postgres" "****"
"D:\PostgreSQL" "D:\data" 5432 "1"
Script exit code: 0

Script output:
 Installing pl/pgsql in the template1 databases...
    Executing 'D:\DOCUME~1\postgres\CONFIG~1\Temp\rad88D3B.bat'...
psql: nÆo p“de conectar ao servidor: Connection refused (0x0000274D/10061)
        O servidor est  executando na m quina "???" e aceitando
        conexäes TCP/IP na porta 5432?

Installing the adminpack module in the postgres database...
[...]

loadmodules.vbs ran to completion

Script stderr:

[03:39:42] Write the data directory to the ini file...
[03:39:42] Write the port number, service ID, locale and superuser to
the ini file...
[03:39:42] Write ServiceID(postgresql-8.4) to registry/ini...
Problem running post-install step. Installation may not complete correctly
 Error reading file D:/data/postgresql.conf

Pois bem, essa chamada do serviço "postgres" naturalmente falha porque
o cluster não foi criado. Então não acho que seja problema de conexão
na rede local.

Virei a madrugada e vou fazer novos testes à noite.

Alguma nova sugestão?

Fabiano