> O que se passa é que já por duas vezes dois utilizadores, através do
> QuantumGis, enganaram-se e, em vez de actualizarem apenas os registos
> seleccionados, realizaram o update sobre tudo....
>
> Alguém tem uma ideia de como contrariar este tipo de situações?

Uma idéia é utilizar backup pela estratégia PITR que te permite
restaurar imediatamente antes de um usuário cometer uma dessas.
Limitar, via SGBD, quantas linhas podem ser alteradas, não dá.
O ideal seria ajustar modelo de dados e aplicação de forma a limitar o
que o usuário consegue fazer.
Mas, uma vez que você usa um software pronto, no seu caso o Quantum
GIS, acho que isso pode ser impossível/caro demais de fazer.

[]s
Flavio Gurgel