> Utilizo Backup Físico como minha estratégia principal de Backup com
> postgres, em casos criticos utilizo a Replicação Nativa.Mas também mantenho
> um Dump dessas bases.
> A questão é existe alguma forma de validar um dump?

Basicamente, se nenhum erro ocorreu na geração do dump, todos os dados
foram despejados no arquivo.
Isso, claro, não garante que esse dump é facilmente restaurável.

> Acredito que ficaria inviável ter q subir um dump de 250 GB num outro
> servidor e ficar esperando?
> No oracle é possível tanto dump quanto backup com o RMAN.

A restauração de dumps sempre é demorada, ainda mais no tamanho que você citou.
Pode levar dias.

> "Deixo claro que não estou comparando, cada um em sua particularidade" Foi
> apenas para efeito de entendimento do que eu estou imaginando.

Acho que você pode fazer testes periódicos. Demoram, mas não precisa
ser tipo "todo dia" ou "toda semana".
Eu faria um teste, por exemplo, trimestral ou semestral, tanto da
restauração pelo dump quanto do backup físico (está usando estratégia
PITR, creio).
Isso já te daria alguma boa segurança de que seus backups são restauráveis.

[]s
Flavio Gurgel