Moisés,

bom dia, mas porque precisa ser login PK?
Porque você não faz o basico: Criar um Codigo como PK e 'colocar' o Codigo
no GRUPO?

No meu ponto de vista tais preparando um *monstrinho*, caso não seja um
TESTE SEU!

Att,
capin

2012/2/17 Moisés P. Sena <moisesps...@gmail.com>

> Bom dia pessoal!
>
> Estou modelando um sistema de autenticação de usuarios mas estou na duvida
> (Do ponto de vista do BD, e nao da aplicacao):
>
> a) Quero colocar o login como PK da tabela usuario como VARCHAR(30)
> b) Quero colocar o nome como PK da tabela grupo como VARCHAR(30)
>
> O que voces me falam de performance em usar VARCHAR ou BIGINT?
>
> Existe algum outro campo de texto mais rapido que VARCHAR?
>
> Abraços,
>
> --
> Moisés P. Sena
> (Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
> [...]

Fernando Franquini - Capin
Graduado Bacharel em Ciencias da Computação - UFSC
Analista de Sistemas e de Banco de Dados / DBA
Contatos: fernando.franqu...@gmail.com / 048.9902.4047
Florianópolis - SC - Brasil
http://franquini.wordpress.com/
<http://franquini.wordpress.com/>