Em 17/02/2012 15:55, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro escreveu:

> Uai, devo ser um fantasma então…

        Não que seja fantasma, mas que vive num mundo muito especial e perfeito.

> lógico (chave) e físico (índice) — infelizmente, o SQL não diferencia
> isso claramente.

        Se estamos falando de postgresql, que usa o sql, porque não detém suas
respostas a este mundo falível?

> Isso eu não entendi…

        No seu mundo perfeito onde todos os clientes tenham um documento único
padrão que não se repete e que o acompanha para o resto da vida, você
pode usar este atributo como chave primária natural, seu sistema garante
unicidade para casos de CPF repetidos e portanto barra clientes repetidos.
        No meu mundo imperfeito os clientes tem o CPF mas podem ter esquecido
em casa, e não saber de cor, nem por isto eu quero perder a venda, então
o meu cliente, pode deixar de vender para deixar o banco de dados fofo e
cuti cuti, ou vender, e correr o risco de ter um cliente duplicado no
sistema. Se o cliente trouxer o CPF e eu for cadastrá-lo, o índice
unique neste campo garante a mesma unicidade que no seu modelo perfeito,
mas permite que o meu cliente escolha o que é melhor par ele, duplicar
ou não duplicar, cadastrar ou não o cpf.

        Abraço,

--
Shander Lyrio
http://about.me/shander