Em 16-05-2012 13:16, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA escreveu:

> Certo.  Embora o uso real proveitoso seja raro.

Desculpem, mas falar "cluster" sem saber o que é cluster é FUD.

PostgreSQL nativamente faz cluster sim, e pode ser implementado desde a
versão 8.0 usando a funcionalidade warm-standby, a partir da versão 9.0
com hot-standby e streaming, e a partir da versão 9.1 com streaming
síncrono. Sem contar as soluções não nativas (Slony, Bucardo, Londiste,
etc).

E se alguém quiser vomitar que não faz "cluster multimaster", peçço a
gentileza de entender as soluções de replicação multi-mestre assíncronas
shared-nothing que estou implementando em escala nacional, foi
apresentado no PgBR pelo meu colega Valter e, se aprovarem, apresentarei
no FISL este ano (votem por mim no torneio suíço se quiserem ver lá).

O que PostgreSQL não faz é Cluster Multimestre Shared-Disk and
Shared-Memory, que pode ser implementado com Oracle e, recentemente, com DB

Por favor, falem o nome todo do bicho pra não gerar confusão.

[]s

Flavio Henrique A. Gurgel
Consultor e Instrutor 4Linux
Tel: +55-11-2125-4747