Em 16 de maio de 2012 09:16, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA
<l...@dutras.org> escreveu:
> Em qualquer sistema.  Ou qual seria o SGBD melhor que o PostgreSQL em MS
> Windows, e por quê?

Não quero gerar polêmica, mas vou falar *pela minha experiência até a
versão 8.4* que eu utilizei com Windows, portanto qualquer um da lista
pode me corrigir caso eu diga algo que já foi superado.

Eu diria que Sybase, MS SQL Server e IBM DB2 estão muito além do
PostgreSQL (repito, até a versão 8.4) quando o SO do servidor é
Windows. Os motivos?

1) Os SGBDs proprietários citados possuem uma taxa de /corrompimento/
de dados muito menor (quase zero) em relação ao PostgreSQL (basta
procurar os inúmeros posts meus aqui na lista mencionando bancos que
perderam dados e/ou ficaram inutilizados);

2) Backup ON-LINE é muito simples de ser feito e restaurado, gerando
apenas um arquivo com toda a informação necessária (não é necessário
arquivar pastas ou logs separados). A restauração dos backups também é
muito simples (lembrando que "dump" não é "backup");

3) Isso não serve como balizador para todos os casos, mas em testes
específicos dos sistemas que utilizei com os mesmos aplicativos e
mesmos modelos físicos de dados, o PostgreSQL apresentou desempenho
menor do que Sybase e ganhou do DB2 em pouca coisa - mas admito que
talvez um fine tuning pudesse melhorar estes resultados. Foram usados
testes de carga transacional (INSERT, UPDATE e DELETE) com regras de
negócio do aplicativo, que foram reusados nos testes com os diferentes
SGBDs.

> Por que não?  Pelo contrário, não vejo desvantagens, mas vejo vantagens em
> relação aos concorrentes.

Quais concorrentes? Aqui eu me referia a sistemas de prateleira mesmo
(aqueles com que se instalam com "next, next, finish"). O instalador
da EnterpriseDB para Windows ainda possuem muitos bugs (inclusive nas
versões 9.x), e uma instalação a partir do scratch em Windows é muito
difícil. Além disso, a arquitetura de sistema de arquivos do
PostgreSQL (várias pastas e vários arquivos) torna-se um problemão no
Windows principalmente em máquinas multi-uso, principalmente com
softwares antivírus ou "scandisks" desavisados. Nestes casos um
Firebird ou até mesmo Sybase ASA (este último, pago) são melhores
opções.

Em sistemas não-embarcados com servidores Windows dedicados, remeto-me
às desvantagens citadas no início deste post.

> O que volta ao que eu mencionei de popularidade — ainda falta massa crítica
> para adoção generalizada pelo mercado, mas essa não é uma deficiência do
> SGBD, é uma deficiência do mercado Maria-vai-com-as-outras.

De acordo.

> Bom ponto.

Eu acredito que tudo deve ser medido e ponderado. Nenhuma ferramenta é
perfeita, e sempre podem existir alguma coisa de melhor em outra que
não seja a de nossa preferência. Mas esse negócio de vantagem e
desvantagem gera uma certa polêmica porque leva em consideração
conhecimento e, o que é pior, preferência ou gosto pessoal. O que pode
ser vantagem para um pode não ser lá grande coisa para outro. No fim
das contas, apesar dos /caveats/ utilizando PostgreSQL em Windows, eu
escolheria o elefante por causa de duas vantagens que sobrepõem todas
as outras:

1) custo de licenciamento (você pode usar todos os CPUs e toda a
memória disponível sem limite de tamanho de banco de dados em relação
aos proprietários) e
2) A linguagem pl/pgsql.

--
TIAGO J. ADAMI