2012/7/18 Marcelo Silva <marc...@ig.com.br>:
> Pessoal, tenho visto algumas bases criadas em SQL_ASCII em versões
> anteriores a 9.1

Isso no Brasil é um absurdo, porque o comportamento com caracteres
acentuados é indefinido.

> Também já vi alguns recomendarem o LATIN9

Isso é o ISO 8859-15, o sucessor do ISO 8859-1 (Latin1).  Basicamente,
o ANSI padronizado pelo ISO e incluindo o € (Euro).

> Mas na necessidade de compatibilidade com front-end antigos para trabalhar
> em portugues br qual seria o mais aplicável?

O mais recomendável é configurar o sistema para usar o UTF-8…

> LATIN9 ou SQL_ASCII

Conforme demonstrado acima, Latin9.

> E o Collation e Character Type
>
> C ou POSIX ?

Posix, sem dúvida, por ser padronizado.  C é o mínimo denominador comum.