Nosso maior cliente é um varejista que tem 14 servidores, um em cada
loja/depósito, e TODOS são máquinas padrão desktop, os mais novos são i5
2500 com 16 GB mas tem loja com Core2 Duo com 4 Gb. A maioria dos
servidores tem 8 Gb de RAM, todos com Linux e PG de 8.3 a 9.1 (conforme a
distro). A base (replicada em todos) tem mais de 100 Gb, no total
geralmente são mais de 200 usuários simultâneos, e na média a carga não
chega a 1000 TPM (contando apenas IUD, sem contar triggers).

Em resumo: não sei se você precisa mesmo de um mega-servidor caríssimo.

Alexsander da Rosa