2012/9/20 Marcos Aurelio Nobre <marcono...@gmail.com>:
> Desculpe minha ignorancia (*) mas o pessoal do departamento de
> geoprocessamento precisa ou não do CREATE EXTENSION postgis ?

Não.  Só, nessa versão, de executar os programetas indicados, se não
me falha a memória, em /usr/share/doc/postgis ou coisa que o valha.

Ou usar a versão 2, se possível.

> Ou com a presença do Postgis eles já podem criar tabelas com a tal coluna
> sei-la-o-que-GDEON e se virarem com a coisa geo-referenciamento e etc ?

Podem.

> (*) A ignorancia deve-se ao fato de que cuido somente da parte SGDB-R do
> banco.

O PostGIS é perfeitamente relacional.  O que não é relacional é
limitar‐se somente aos tipos definidos pelo sistema… o PostGIS
basicamente estende os tipos.