Em 27 de fevereiro de 2013 10:35, Fábio Telles Rodriguez <
fabio.tel...@gmail.com> escreveu:

> Olhando o TOP normal, como fica a coluna "WA", ou wasted. Esta coluna
> indica espera de I/O. Isso junto com a sua observação do iotop pode matar a
> charada. Valores de 2, 3, 4 são normais. Se passar disso começa a
> complicar. Com mais de 10, você tem perda bem perceptível de performance
> para todo mundo.
>
> Outras coisas para olhar:
> 1) Consegue simular a mesma carga sem o radius? Eu já fiz testes com o
> pgbench[1] para isso. Simulei as conexões com e e sem o SSL e vi que numa
> situação onde muitas conexões abrem e fecham suas conexões (opção -C), o
> [...]

Segundo meus graficos de monitoração zabbix, o iowait chega a 40% nos
momentos de lentidão.  Certamente é o problema...
Essa máquina é uma VM e segundo as informações da gerencia VMWare, essa
máquina tem picos de 300 iops no momento de lentidão.
Como essa máquina é antiga, acredito que o BD foi projetado para um tamanho
e hoje esse limite foi alcançado, mas isso é puro "achismo!!!!" por isso
preciso levantar mais informações sobre o postgres.
Vou analisar logs e posto se achar algo relevante.

Obrigado,

REnato