Em 12 de junho de 2013 23:53, Renato Sousa <renso...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> uso direto:
>
>  PID USERNAME      THR PRI NICE   SIZE    RES STATE   C   TIME   WCPU
> COMMAND
> 59968 pgsql           1 101    0 74504K 27724K CPU2    2   0:27 100.00%
> postgres
> 59970 pgsql           1 101    0 74504K 27016K CPU3    3   0:27 100.00%
> postgres
>
> Não conheço quase nada de postgres e gostaria de uma ajuda para tentar
> melhorar o desempenho desse servidor.
> O sistema operacional é FreeBSD 9, a versão do postgres é 8.4.13.

FreeBSD 9 -> XD
PostgreSQL 8.4 -> Já estamos no beta da versão 9.3 que será lançada em
breve, com isso a versão 8.4 perderá o
suporte.

O PostgreSQL tem vários parâmetros de configuração em seu arquivo principal
(postgresql.conf), sendo que várias delas afetam diretamente
a performance do banco.
Como pontapé inicial poderia nos informar o valor para shared_buffers?
Lembrando que esse é só um dos...
Outra coisa: recomendo fortemente que tenha um disco só para os dados
(PGDATA) e outro só para os logs de transação (WAL), sendo que
esse último não precisa ser um disco grande, mas rápido.
Que tipo de partição vc está usando? UFS2? Se assim for, utilzar Soft
Updates ajuda muito no desempenho de file system do FreeBSD.