A intenção seria o usuário digitar texto puro no formulário, mas eles
copiam e colam do Word por exemplo, aí ferra tudo.

Eu preciso em um select, quando tiver caracter do word ele troque pelo
menos por ??? mas os outros registros que estiverem ok, ele mostre
normalmente.
Ou seja, precisava colocar um IF no select mas não sei como fazer isso.
exemplo:

select
  if (campo com caracter valido) then
     mostra o texto