Em 13 de junho de 2013 14:20, Renato Sousa <renso...@gmail.com> escreveu:

> Cara, um toque: evite top posting ;)
>>

> Desculpe Juliano! Vou prestar mais atenção nisso :)

> Vou estudar e já planejar a atualização do postgres!

Ótimo! :)

> Aí é que mora o problema.  Esse server foi instalado com uma partição só.
>  Estou estudando colocar mais disco ou substituir a máquina, mas isso leva
> algum tempo para aprovação.

Sei que não é tarefa fácil negociar esse tipo de coisa com a diretoria, mas
é preciso.

> Tem sistema de email, apache, mysql, ou seja, é um faz tudo !!!! :(

Então está bem claro que há uma competição por recursos da máquina.
Mas vc pode usar esses serviços virtualizados.
O FreeBSD possui virtualização em contêiner que consome poucos recursos, o
Jails.
Disputa dos serviços por CPU, memória e discos.
Levando em conta que o maior desafio em termos de hardware para um banco
são discos,
ainda mais que no seu caso há outro, o MySQL, a necessidade de mais discos
é latente.