Em 10-02-2014 16:21, Euler Taveira escreveu:
PS> a última pergunta vale até para aqueles que são respondem
regularmente na lista e tem preguiça de cortar o email porque usam o
imprest^^^^popular email do Google.

Engraçado como as pessoas têm problemas com o dito sistema de e-mail...
Eu o uso há anos e nunca ninguém reclamou de meus top-postings ou que não cortei o que não interessava nem que mandei e-mail em html.

Dicas pra quem usa Gmail:

1) Instale o lab "Quote selected text" e, antes de responder, marque apenas a parte que interessa pra não ter que apagar o mundo.

2) Clique no botão "Texto simples" quando a mensagem original já não tiver vindo assim.

3) Ao responder de um celular Android: toque "Responder em linha" pra quotar, e sim, dá um trabalhão apagar o que não se quer na mensagem de resposta (em especial assinaturas com duzentas linhas, às vezes maior que a mensagem em si).

4 e superdica) Pra facilitar *tudo*: habilite IMAP no Gmail e use um bom cliente gordo (como o Thunderbird) bem configurado na máquina de uso mais habitual.

Alguém tem objeções ou observações em suas dificuldades a usar o Gmail? Mais dicas também sempre são bem vindas.

Adicional (e nada a ver com esta thread): coloque o endereço das listas em seus contatos que o Gmail para de mandar mensagens para a pasta de spam.

[]s
Flavio Gurgel