deixa eu ver se entendi...

você quer fazer um software que tem vários tipos de dispositivos (
móvel/desktop )
e quer usar o banco de dados para cara tipo de dispositivos é isso ?

no caso acredito que você precisa definir somente uma camada de dados, seja
por json / ODBC / XML
e não redefinir um front-end, a camada de dados você precisa definir o que
melhor lhe atende, conforme as suas necessidades e limitações da aplicação

espero ter ajudado.