Ola Fabrizio,
estou apenas fazendo uns testes, sendo que utilizei o pgsql-http [1], e
tive otima resposta. Estou tratando agora as MENSAGENS DE EXCEPTIONS,
pois em caso de timeout depois executo novamente.
como por enquanto nao teria problemas com loks, pois nao tem
leitura\update\delete, entao vou avançando nos testes e posto no futuro
uma resposta.

De qualquer forma, respondendo sua pergunta original, verifique na documentação da extensão pgsql-http como passar parâmetros via GET, basicamente você inclui isso na cláusula WHERE do SELECT que você faz sobre a "tabela" estrangeira, mas você tem que declarar na criação da tabela estrangeira quais são os possíveis parâmetros.

Com relação a locks, se você não envolver transações de escrita com outras tabelas locais, provavelmente você não terá nada com o que se preocupar. Claro que o aviso do Fabrício é legítimo, mas com os devidos cuidados, a extensão é bem útil, por exemplo para importar dados ou com um controle preciso (e curto) de timeout na sua aplicação caso for usá-la no dia-a-dia.

[]s
Flavio Gurgel