Li, ontem, numa outra discussão (
http://postgresql.nabble.com/Missing-timeline-history-file-after-execution-of-pg-upgrade-td5826326.html
)que
a solução seria essa mesmo. Acabei gerando o arquivo .history no pg_xlog do
master e o problema sumiu.

Só para constar... todo o problema surgiu pq eu estava tentando gerar meu
slave através do backup feito no master.

Agora mudei a forma de fazer isso. Estou gerando o pg_basebackup direto na
máquina slave, apontando o host do master, e gerando como plain, não mais
como tar. Depois e só copiar os arquivos de configuração e recovery, e o
slave sobe, como read only, sem problema algum.

O tempo para recriar meu slave diminuiu consideravelmente.

Obrigado Matheus.