Pessoal, estou com uma situação que não consigo identificar a origem
do problema.

O cliente reclama que o sistema perde conexão com o banco de dados sem
motivo aparente, não é possível simular o problema (nem eu nem ele
conseguimos reproduzir no momento que queremos), acontece muitas vezes
em intervalo de minutos, outras vezes passam-se horas até um erro
ocorrer... Apenas algumas estações apresentam o problema.

O erro no log do PostgreSQL é: could not send data to client: Conexão
fechada pela outra ponta.

Verifiquei nos fontes do PostgreSQL que esse erro é disparado de
dentro da pqcomm (src/backend/libpq/), nele está a mensagem could not
send data to client:, não entendi de onde vem o restante da mensagem:
Conexão fechada pela outra ponta.

Não estou conseguindo identificar a origem do problema, acredito que
seja algo relacionado a rede do cliente. Alguém pode me auxiliar a
entender a origem do problema?
PostgreSQL 9.2.8
SO: OpenSuse 13.2
ERP escrito em Delphi utilizando drivers de conexão Devart.

Solicitem se precisar de mais informações...
Erro reportado no PostgreSQL:
2015-10-30 11:05:56 BRST; remote_host: 192.168.3.1(64285); pid: 14647;
cmd_tag: idle; sql_state: 08006; sess_id: 56329d3d.3937;
sess_start_tms: 2015-10-29 20:27:09 BRST; trans_id: 0 LOG:  could not
send data to client: Conexão fechada pela outra ponta