> O cliente reclama que o sistema perde conexão com o banco de dados sem
> motivo aparente, não é possível simular o problema (nem eu nem ele
> conseguimos reproduzir no momento que queremos), acontece muitas vezes
> em intervalo de minutos, outras vezes passam-se horas até um erro
> ocorrer... Apenas algumas estações apresentam o problema.

O problema é intermitente, mas existe algum marco (data) do início deste
problema?
Caso exista, e não tenha ocorrido alterações na aplicação, creio que já
ocorra o descarte da mesma como causa do problema, ou mesmo um
encaminhamento direto à alguma alteração que tenha sido realizada na mesma.
Já houve tentativa de diagnóstico de algum problema de rede, perda/colisão
de pacotes e etc.?

[]'s