Em 23 de novembro de 2015 14:05, Fernando Cambiaghi <cambia...@gmail.com>
escreveu:

> Antes de chegarmos no nivel de escovar bits, recomendo que faça alguns

> de vocês, mas gostaria de deixar minha consideração.

Não veja isso de forma negativa. Todos aqui podemos aprender auxiliando uns
aos outros. Não importa quão experiente seja.

Chegou a dar uma olhada nas URLs que te mandei? Vi que no modulo de
validações feito pelo guedes ele já implementa o tipo de dados cpf. e com
isso já facilita a validação do mesmo como numeric.

> Aqui utilizamos para CPF e CNPJ varchar(14), mas isso é herança de 1997 e
> não tenho ideia do trabalho que daria para alterar, mas fiz uns testes
> baseados numa apresentação que li uma vez do Juliano Atanazio, e aqui está
> o resultado:
>
> select 'bigint', pg_size_pretty( sum(pg_column_size(
> 99999999999999::bigint )) )
> union
> select 'char_14', pg_size_pretty( sum(pg_column_size(
> '99999999999999'::char(14) )) )
> union
> select 'char_20', pg_size_pretty( sum(pg_column_size(
> [...]

:D

> Achei interessante, e vai de encontro a resposta do Sebastian quanto a
> usar numéricos.

Faça o teste da comparação e veja qual é mais eficiente.

Com fatos, fica fácil tomar a escolha correta. Ou pelo menos ter uma idéia
de qual seria a solução ideal.

--
Sebastian Webber
http://swebber.me