> Isso é um assunto recorrente no meio da comunidade de desenvolvimento, e é
>>

> Acredito que devemos ter bom senso, nem tudo deve ser implementado no
> Banco, e nem tudo na aplicação, sempre vale a pena entender os prós e
> contras.

Por isso também é imprescindível a fase de análise e arquitetura da
aplicação. Infelizmente, muitas vezes esta parte do processo é ignorada ou
então envolta em burocracia. Seria neste momento que, analisando a
proposta, complexidade e característica de cada projeto, se decida aonde as
regras de negócio estarão e o porquê. Eu diria que também nesta fase se
ganha muito discutindo com seriedade toda a tecnologia envolvida, se ela se
adequa a necessidade do projeto em cada ponto.

Rafael