Pessoal ,

esta semana e PostgreSQL na veia todos os dias!

Uma
pergunta básica que não encontrei em documentação e não me parece fazer
sentido no que esta acontecendo!

CENÁRIO:

tenho uma tabela simples
com 10 campos e estou habilitando particionamento nela ,com o exemplo
abaixo!

CREATE TRIGGER partition_tables BEFORE INSERT ON minhatabela
FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE trg_partition('forday');

Esta tabela
tem de tamanho total 1.4Tera com 2 bilhões de registros! ( por isso
estou particionando)

PostgreSQL 9.4.5

PROBLEMA !

Paro todas as
conexões e aplicações e tento aplicar a trigger e ela fica com em "Wait"
por muito tempo ( mais de 30 minutos ) , se faço o mesmo em outra base
pequena ele aplica rapidamente...

PERGUNTA!

O tamanho da tabela
interfere na aplicação de uma trigger ? Se sim á como contornar! , estou
pensando em renomear a tabela criar uma nova e retornar o backup da old
... mas achei estranho este comportamento ! pois somente na tabela com
maior volume aconteceu.

Nada e registrado nos logs...

--

Marcio