Em termos de libpq, tem latência no PQconnectdb, no PQstatus, no PQexec,
etc... se você se conecta a um host remoto, cada ida-e-volta em cada
comando desses leva vários milissegundos. Se for um webservice você
conecta, o webservice se conecta ao PG numa LAN e faz tudo isso com uma
latência bem menor, depois te responde somente o payload. Se for um
componente "curioso" que faz uns SELECT a mais, é pior ainda.

Alexsander da Rosa