> Legal, ele usa Delphi, mas você falou de REST certo?

Não, foi alguém mais, o Gurgel só respondeu.  Leia as mensagens
anteriores antes de cantar de galo.

> ORM não faz parte do mundo dos bancos de dados

Por isso mesmo está desacreditado.  Porque é uma solução porca de
programadores que nunca entenderam modelos de dados.

> ORM faz parte do mundo dos
> aplicativos que utilizam banco de dados relacionais.

Não, que usam bases de dados SQL.  Relacional de verdade nunca teria
precisado de ORM.  Nem SQL, mas com relacional a ‘necessidade’ seria
ainda mais obviamente absurda.

> Se ORM fosse
> desacreditada, então não teríamos 100% dos projetos utilizam ORM hoje

Não temos, ainda bem.  Informe-se melhor.

> Talvez você não saiba, mas qualquer ORM aceita consultas sql nativas do
> banco de dados, não precisa ser utilizado a linguagem do ORM

E aí ele se torna contraproducente, peso morto.

> De qualquer forma, não estou aqui indicando REST e ORM para todo mundo, só
> acho que não adianta ficar fazendo bulling sem conhecer as ferramentas.

Posso te garantir que o Gurgel conhece-as, bem melhor que tu.

Pesquise também SQL Alchemy.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org