De: "Patrick B" <patrickbake...@gmail.com>
Para: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Enviadas: Quarta-feira, 6 de julho de 2016 0:17:32
Assunto: Re: [pgbr-geral] pg_basebackup - 9.3

Em 6 de julho de 2016 15:08, Matheus de Oliveira < matioli.math...@gmail.com >
escreveu:

BQ_BEGIN
o pg_basebackup pode ser usado para gerar uma cópia local da DB?

Sim. O pg_basebackup faz uma cópia física do banco. Para gerar um backup
"standalone" (sem necessidade de usar WALs arquivados), você precisa da opção
--xlog do pg_basebackup (ou `-X fetch`).

BQ_END

BQ_BEGIN

Mas cuidado, o backup feito pelo pg_basebackup não possui compatibilidade entre
diferentes plataformas (Windows, Linux, etc.) ou versões do PostgreSQL. Ou
seja, um backup feito no Linux não poderá ser restaurado no Windows, nem
vice-versa (por exemplo).

Explique mais a sua necessidade que podemos dar mais recomendações.

BQ_END

Certo!

A minha DB tem 2TB, e estaremos realizando uma cópia dela para a Amazon.
A ideia, é rodar o pg_basebackup no meu slave e ao mesmo tempo com o comando
Split.

O split dividiria tudo em arquivos de 10G, por exemplo. Para que depois seja
copiado separadamente para o novo servidor.

BQ_BEGIN
pg_basebackup -Ft -D - -P -v -U replicator -h 127.0.0.1 | split -b 10G
BQ_END

Os passos seriam:
BQ_BEGIN
1 - Configurar o arquivamento dos wal_files dentro do servidor novo
(archive_command no slave)
2 - rodar o pg_basebackup no slave
3 - Uma vez que o passo 2 terminar, copiar os arquivos que foram divididos para
dentro do servidor novo
4 - juntar os arquivos com o comando JOIN
5 - Restaurar a DB (pg_restore)
6 - Configurar o restore_command para restaurar a DB usando os wal_files que
foram configurados ainda no passo 1
7 - Habilitar a streaming replication.
BQ_END

O que você acha?

Bom dia,

Patrick,

mas qual sua necessidade de enviar para Amazon? É um simples backup, ou será
uma migração de servidor?

Caso seja um simples backup, sua solução atende a necessidade. Caso seja uma
migração eu sugiro utilizar a ferramenta bucardo[1], é bem eficiente, só
necessita instalar alguns pré requisitos, Postgres está copilado com Perl,
instalar perl-ExUtils-embed, DBI, DBD, TestSimple e Boolean.

Caso tenha alguma dúvida sobre como funciona o bucardo, existe um tutorial que
exemplifica de um modo fácil [2]

Obrigado!
[1] http://www.bucardo.org
[2] http://blog.endpoint.com/2009/09/migrating-postgres-with-bucardo-4.html