> Márcio, quando for citar algo que alguém mais escreveu, marque para
> evitar confusão.

Desculpe, consegui acertar agora meu leitor de emails pra isso...  tempo já que
tava procurando.

> [...]
> ‘pai’, que ‘exportariam’ apenas um atributo para as ‘filhas’.  Mas essa
> economia geralmente é mais que contrabalançada por haver índice e
> atributo adicional nas tabelas pais, e pelo fato de que chaves
> artificiais quase sempre exigem mais junções, visto que as chaves
> estrangeiras nas tabelas filhas não contém informações úteis; e pelo
> fato de que geralmente as pessoas acabam não definindo chaves naturais
> quando definem as artificiais, o que gera, além de inconsistências,
> necessidade de tratar integridade na aplicação, o que é muito

Exato. Tenho visto bastante a utilização de "id" pra tudo. Consequentemente
grande lentidão e falta de integridade.

> Não entendi, comentar o quê?  Sem os significados, e o resto da
> estrutura e explicações, é impossível dizer qualquer coisa.  Modelagem
> de dados é o tipo de coisa muito difícil de fazer remotamente
> justamente pela quantidade de informações necessárias.

Viche... desculpe. Essa parte não era pra ter ido na verdade...

> [...]
> desconhecimento — geralmente as pessoas entendem mal as formas normais,
> e até desconhecem qualquer coisa além da 3NF.  Só para lembrar, há sete
> formas normais (as 5NFs originais, a Boyce-Codd e a temporal, esta de
> difícil aplicação), mas geralmente o bom senso e uma análise atenta dá
> bons resultados mesmo conhecendo apenas as três primeiras formas
> normais.
>
> Mas de fato há situações em que uma chave pode chegar a cobrir todos os
> atributos (naturais) de uma relação (não confundir com relacionamento).

Da minha parte, Dutra, hoje vc sanou todas as dúvidas que eu tinha. Tempos
atrás, quando eu havia questionado pela primeira vez, não havia ficado claro e
não me senti a vontade pra voltar a lista. Hoje está perfeito!

Obrigado a todos.