> Você tentou usar range types [1] e/ou restrições de exclusão [2] (ex. [3])?
>
> [1] https://www.postgresql.org/docs/9.6/static/rangetypes.html
> [2]
> https://www.postgresql.org/docs/9.6/static/sql-createtable.html#SQL-CREATETABLE-EXCLUDE
> [3]
> http://stackoverflow.com/questions/10759531/exclusion-constraint-with-overlapping-timestamp-range#10760028

Inicialmente a implementação dos triggers foi feita ainda quando as
chaves primárias eram compostas e era necessário validar junto as
chaves realmente naturais (em campos fora das PKs) pelo código dos
triggers. Depois de migrar as tabelas para usar chaves naturais
simplesmente ajustei o código no tocante às chaves e tudo funcionou
perfeitamente, portanto não procurei algo para substituir os triggers.

Agora que as tabelas possuem chaves naturais adequadas e o projeto
está quase homologado, vou me planejar para investir um tempo nisso.

TIAGO J. ADAMI