> Um colega me colocou um requisito para viabilizar uma migração de
> Oracle com retrabalho e investimentos mínimos.

Que desafio bonito!

> Temos um sistema onde o usuário espera não ter de reiniciar uma
> transação mesmo com falha de um servidor, desde que outro possa
> automaticamente continuá-la num intervalo de até quinze segundos.
> Quais seriam os componentes mais indicados para essa situação em
> PostgreSQL hoje?  PostgresXL, PostgresXC, pg_pool?  Perdoem a
> ignorância, estou muito enferrujado mesmo.

Eu vejo algo mais como transações preparadas e replicação ordinária, já
garante o requisito se em replicação síncrona.
Você precisará de algo pra fazer o fail-over automático, algumas soluções
que me vêm à cabeça são o clássico pgpool2 ou o moderno Patroni em
https://github.com/zalando/patroni

> O nosso custo de Oracle para esse sistema é muito baixo hoje; o motivo
> da migração é se livrar da trabalheira que o Oracle produto, e a
> Oracle empresa, dão.  Mas há uma oportunidade de negócio porque
> provavelmente contrataremos suporte para o PostgreSQL, caso consigamos
> provar o conceito.

Acho que o conceito pode ser provado sim.

[]s
Flavio Gurgel