Ola Dutra,  vamos ver se consigo explicar pro pessoal

Eu sempre gosto de usar versões nativas do OS pra evitar transtornos

Instalaei KUBUNTU 17.04 com interface KDE - Plasma, é pra desenvolvimento
Postgres 9.6 dos repositórios nativos da versão kubuntu
PGAdmin3 nativo também

Após instalar o serviço sobe normalmente, ai vamos as configurações:

1 - Comando:
   # sudo su postgres
   # psql
   # alter user postgres with encrypted password 'newpassword'
   # \q
   # exit

2 - Abrindo o pg_hda.conf com o comando:
   # sudo kate /etc/postgresql/9.6/main/pg_hda.conf
   Adicionava a linha:
   host    all    all    0.0.0.0/0    md5
   Salvar / Sair

3 - Abrindo o postgresql.conf com o comando:
   # sudo kate /etc/postgresql/9.6/main/postgresql.conf
   Mudava a linha:
   listen_addresses = '*'
   Salvar / Sair

4 - Restartava o Postgres
   # sudo service postgresql restart

Nesse momento ele não iniciava mais ou iniciava mas não dava conexão de forma alguma

Como não é a primeira vez que faço isso e sempre, mas sempre deu certo, nem pensei de olhar algo tão basico, pois pra mim o erro estava nos meus comandos Depois de quebrar a cabeça lembrei do basico do basico do mais basico ainda e me senti um verdadeiro idiota, rsrsrs
Fui ver o log do postgres, e claro... estava lá a explicação

Quando eu abro os arquivos de configuração como root ele deixa ele fazer o que quero, mas quando salvo ele muda o dono e grupo do arquivo pra root, então o postgres não pode acessar o arquivo. Salvo engano isso não poderia acontecer, o root pode abrir e editar qualquer arquivo, mas não deveria mudar o dono e/ou grupo!!!

Meu erro estava quando dava um exit no usuario postgres, eu deveria usar ele pra mexer nos arquivos de configurações, mas como o arquivo fica na pasta /etc achei que só o root poderia fazer isso, vi que o postgres pode mexer depois de reinstalar o postgres e ver que o usuario desses arquivos é o postgres e não o root

Cara foi uma briga ferrenha...

Eu estou considerando isso como um bug do kubuntu em trocar o dono do arquivo numa simples edição do mesmo... acho que só o comando chown pode fazer isso

Mas deu certo e estou em paz com o kubuntu aqui, rs, a proposito o kubuntu 17.04 esta muito lindo

Marcelo

-----Mensagem Original----- From: LeandroGuimarãesFaria Corcete DUTRA