Makeli,

Se bem entendi, além da questão da usabilidade, o padrão também está
ligada à questão da "identidade de estado",

A ideia é que um internauta possa identificar facilmente que navega em
um portal "estatal". Logo, é esperado que neste portal haja serviço
público digital disponível. E disponível da forma usual pelo estado.

No caso das universidades, em que o domínio é edu.br, isso me parece
mais relevante ainda.

De fato, o portal do CEARÁ está ficando muito bonito mas talvez seja o
caso de abrir mão da beleza em função de um objetivo maior.

Até porque, a "indisciplina" de um órgão abre precedente para os demais
e, daqui a pouco, acabou a identidade. Sem contar que o "designer" de
outro órgão pode não ser tão bom assim quanto o pessoal ai...

Sugiro contatar a SECOM sobre as necessidades da Universidade. Quem sabe
não se amplia um pouco o leque de escolhas?

Digo isso porque, aqui na Polícia Federal, há pressão para mantermos o
Logotipo e as cores dourado e preto do portal atual desenvolvido em um
versão antiga do Plone. Isso está, de certa maneira, emperrando a
migração do site atual para o padrão.

Seria bom se alguém da SECOM se pronunciasse sobre esta questão pois nos
ajudaria aqui também.

Luiz

Luiz Geraldo Silva Braz
PERITO CRIMINAL FEDERAL