  From: Herbert Faleiros
  To: provedores-brasil@yahoogrupos.com.br
  Sent: Monday, March 08, 2010 3:35 PM
  Subject: Re: [provedores-brasil] Squid em links com mais de 30 Mbps

  2010/3/8 Osvaldo Filho <arquivos...@gmail.com>:
  > Ok, mas e quanto a problemas? Não há?

  claro que há, e como! Proxy HTTP em escala tem que ser muito bem
  dimensionado e MUITO bem configurado.

  > No cenário de um provedor com 5000 usuários com um link de 35 mbps, a
  > complexidade de resposta do squid, os servidores envolvidos, etc. Um de
  > nossos concorrentes tem afirmado insistentemente que o squid a partir de uma
  > certa quantidade de usuários (qua quantidade?) é mais um problema que uma
  > solução.

  Tenho servidores com Squid com bem mais de 35Mbps (beeem mais que
  isso) e só paro as máquinas p/ atualizar o Proxy (versões). A dica é
  não usar apenas uma única instância p/ atender toda a demanda (ponto
  de falha) e distribuir a carga em um hardware MUITO bom (com múltiplas
  instâncias compartilhando os caches entre elas) ou em um server-farm.

  O problema é dimensionar corretamente (e saber configurar
  corretamente). Senão vai ter mais dores de cabeça do que ganhos.

  > E quanto a soluções como o "Cisco Cache Engine" ?

  MUITO caro e limitado. Tem soluções mais em conta (mas ainda assim
  custando os olhos da cara) e com desempenho melhor.

  --
  Herbert