From: "Antonio Terceiro" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <psl-ba@listas.dcc.ufba.br>
Sent: Saturday, November 17, 2007 1:20 AM
Subject: Re: [PSL-BA]Quais os limites da propriedade intelectual numa
Universidade Pública?

[cross-post é feio]

Vicente Aguiar escreveu isso aí:
> Qual então é a sua opinião como contribuinte (que sustenta as
> universidades públicas), pesquisador/a, estudante, professor/a ou
> cidadão?

Pra começo de conversa, o termo "propriedade intelectual" é uma
desonestidade porquê implicitamente mistura num mesmo saco questões que
ao menos em conceito são distintas: direito autoral, patentes, e
registro de marcas. E pelo que eu vi no site do NIT (sic) ainda querem
botar outras coisas nesse bolo.

Agora essa onda de "propriedade intelectual" nas universidades
brasileiras é ridícula. Depois de décadas de existência dessa cultura em
universidades estrangeiras, parece que acham realmente que ainda dá pra
pular e agarrar na grade de um bonde que já passou, ao invés de investir
num modelo de criação global cooperativa de conhecimento aberto que é muito
mais viável para a sociedade do que ficar criando incentivo a
"propriedade intelectual".

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/