Olá amigos, desculpem o off-topic. Talvez um "meio" off-topic, já que a
questão do licenciamento de software livre também é de particular interesse.

A questão é a seguinte: existem um software, licença GPL v2, chamado
TerraView (um sistema de informações geográficas, disponibilizado pelo
INPE). Descobri um software derivado deste, chamado "terraview - política
social", desenvolvido por uma instituição de pesquisa chamada "Centro de
Estudos da Metrópole (CEM)", em parceria com o proprio INPE e outras
instituições.

A questão é: a principio, me parece que o código fonte deste terraview
modificado não está sendo disponibilizado. Gostaria então, antes de "ir pra
cima dos caras" com essa discussão, tirar essa dúvida: um software derivado
de outro que é GPL v2, é também automaticamente GPL v2? Ou seja, é
obrigatório que esta instituição disponibilize o código fonte das alterações
que eles fizeram?

Estou lendo o texto traduzido da GPL v2, e está me parecendo que sim. Só que
essa linguagem formal é difícil pra caramba, fiquei na dúvida.

Antecipadamente agradeço qualquer comentário. Por favor, se acharem que o
tema não é pertinente a esta lista, agradeço o envio de qualquer comentário
em private.

Grande abraço a todas e a todos!

Carlão

Prof. Carlos José de Almeida Pereira
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus - Bahia - Brasil

BLOG:
     http://starfightercarlao.blogspot.com
     http://starfightercarlaoenglish.blogspot.com (english version)

"Que o caminho seja brando aos teus pés;
Que o vento sopre leve em teus ombros;
Que o Sol brilhe cálido em tuas faces;
Que as chuvas caiam serenas em teus campos.
E, até que eu de novo te veja,
que a Deusa te guarde na palma da mão! "
                    (Bênção Irlandesa adaptada)