Thiago Freire escreveu isso aí:
> [...]
> parágrafo.

> A maioria ainda adota essa postura de "venha a nós o vosso reino". Ainda bem
> que isso está mudando, e acho que a tendência é elas todas fazerem o que
> você sugeriu. Mas também não custa nada aos projetos tentar ter uma maior
> organização. Acho que existem ótimos exemplos quanto a isso. A wiki do
> Ubuntu, as aplicações utilizadas pra ajudar na contribuição com o Ruby on
> Rails, e outros.Misturar licenças podia ser um pouco mais fácil também,
> hehe. Mas acho que não há muito o que se fazer quanto a isso.

O ponto é: enquanto as empresas esperarem que as coisas caiam do céu, elas
não vão conseguir de livrar do software proprietário, ou ao menos não
tão rápido quanto elas gostariam.

Não se pode esperar de um projeto de software livre o mesmo tipo de
organização que se espera de outros tipos de organização social, porquê
ele é diferente de todas (ou da maioria) delas.

Existem mil motivos que levam um projeto a ser do jeito que ele é, mas o
principal fator que constrói a 'personalidade' de um projeto são as pessoas que
participam dele. Se membros do projeto têm motivação econômica, eles se
encarregarão de fazer o marketing necessário pra que ele pareça mais
"organizado" do jeito que as "grandes empresas" esperam.  Se essas pessoas não
existirem, então o projeto não vai ter esse ar "profissional". Se uma empresa
tem interesse num projeto e acha que ele não é "profissional" o suficiente, ela
só tem duas saídas: 1) esperar que nasça o interesse de atividade econômica por
parte de membros do projeto ou 2) ela mesma criar essa demanda.

> Outra coisa, software proprietário também tem "armadilhas de licença"...

Software proprietário em si é um armadilha, todo ele.

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/