2009/3/19 Anderson Marques Ferraz <cacom...@gmail.com>:

> Essa é a primeira vez que mando um email pra cá com uma dúvida técnica; sei
> que não é o lugar mais apropriado, mas eu nunca mexi com algo do tipo.
>
> Eu preciso fazer um esquema de autenticação via rede; tenho um servidor que
> posso configurar e vários clientes (a princípio cerca 15, mas podendo
> crescer a 80 ou mais). Quero que esses clientes autentiquem-se nesse
> servidor e que seus acessos fiquem registrados (registro de páginas
> visitadas também é desejado, mas não é essencial).
>
> Também quero colocar no servidor pastas de acesso remoto autenticado para
> [...]

Para autenticação você pode usar LDAP, que tem uma boa interface de
administração, o phpLDAPadmin [0].
Para ter pastas home remotas, basta ter um servidor NFS na máquina
onde elas estarão fisicamente e montá-las na máquina cliente,
acrescentando apenas uma linha ao arquivo /etc/fstab, sem sobrecarga
da rede.
Para registro das páginas visitadas pelos usuários, é preciso ter um
proxy (squid) com uma interface para visualização dos logs (SARG).
Procure todas essas siglas no google que você vai achar tudo o que precisa.

--
Krishna