Olá Anderson,

O DCC usa uma solução de montagem de homes remotamente utilizando sshfs. Em outrora, já utilizamos NFSv3 (péssimo, por questões de segurança), Samba (horrível, pois passa a senha em branco, ou no máximo com hash md4 da mesma), shfs (era bom, mas foi descontinuado e não conseguimos avançar muito futucando no source...), e por último o sshfs, um sistema de arquivos baseado no ssh, que mapeia as funções de baixo nível (chamadas de sistema) em pequenos scripts perl, fazendo uma espécie de comunicação cliente servidor.

Assim, parte da solução consiste em usar o pam-mount integrando com o pam-ldap dentre outros para prover autenticação e montagem automática do home do usuário baseado no UID.