2010/9/30 Caio Tiago Oliveira <c...@dcc.ufba.br>

> Bem, Freire. No mundo há estatisticas que falam da presença das
> mulheres na área de TI em cerca de 20%.

É, minha realidade é diferente desse 20%. Na UFBA com certeza é menos.

> [...]
> 4% no GSoC em 2007 e 6,5% no GSoC em 2010 (
>
> http://googleblog.blogspot.com/2010/08/sixth-annual-summer-of-code-flexes-some.html
> )
>
> Será que é porque elas não se interessam por ajudar software livre?
> Não dizem que elas se interessam por pessoas? Conheço mulheres grandes
> entusiastas do software livre.
> Porém proporcionalmente isso é inconsistente, já que ao se interessar
> mais pelas pessoas que pelas coisas elas deveriam ter um percentual
> interno de participação em projetos que os homens.

Pois é, não sabia desses dados, por isso fiz a pergunta.

> Repare na questão do enfoque. Teu enfoque foi na quantidade de
> mulheres na área, o enfoque do programa é outro.
> O principal é que mais mulheres colaborem com o GNOME e atraiam a
> participação de mais mulheres. Dentre os objetivos secundários há o
> incentivo para que elas criem projetos open source ou participem de
> outros.

Sim, é verdade.

> Por fim, como já mencionei. A maioria da verba é de doações de pessoas
> que apoiem a iniciativa de mulheres trabalhando com o GNOME. Não são
> cotas no GSoC ou algo assim.

Eu nunca nem insinuei que eram cotas pro GSoC (e não lembro de alguém ter
dito).

É válido que um número maior de mulheres na área reflita um número
> maior de mulheres em projetos open source, mas aumentar o percentual
> de participação delas, mesmo que ocasional, também é válido. Até
> porque a relação entre mulheres em TI e mulheres participando de
> projetos de software livre é pior que a relação entre homens e
> mulheres em TI.

OK, mas ainda acho que esse dinheiro poderia ter ido pra um objetivo mais
geral (aumentar número de mulheres na área). Mas enfim, é dinheiro da GNOME
Foundation, natural que eles invistam em algo que traga benefício direto pro
GNOME.

--
Thiago Freire
+55.71.91654384