Eu to lendo essa tredi querendo muito interagir mas são tantas mensagens e
to com tanto trabalho aqui..  mas uma coisa me chamou atenção.

"Não vejo problema algum em divulgar e ou gerar conteúdo no Facebook ou em
qualquer outro lugar proprietário ou não"

Nada pessoal com quem escreveu, muito longe disso alias! Eu fiquei muito
empolgada com um texto que o Anahuac escreveu esses dias falando que tem
"muita liberdade e pouca filosofia, muito linux e pouco GNU".

Eu, vejo sim problemas em usar software proprietário. Antes que vocês me
lembrem: sim eu uso gmail para listas abertas!! E óbvio que vejo problema
nisso, mas prefiro - por enquanto -  arcar com o alto preço de usar essa
tecnologia reacionária mas isso não me impede de questionar.

Eu vejo problema em relação a autonomia, a soberania e principalmente, a
nossa cultura de usar o que já tá pronto, por pura comodidade do que
investir no desenvolvimento de ferramentas que não promovam a violação de
direitos humanos.

Não é paranoia minha (pra muitos é) sei que eles cruzam meus dados da
melhor forma possível. Seja no governos, seja na iniciativa privada, seja
na assistência técnica da HP quando você dá seu CPF pra consertar suam
impressora, e seja nos aparatos tecnológicos de vigilantismo que estão ai,
gratuitos e "livres" para serem utilizados.

Isso não é paranoia, é uma afronta. Da mesma forma que estamos no
enfrentamento da cultura machista, sexista, racista, acredito que temos
promover o enfrentamento de violações da nossa privacidade. Isso não se dá
só deletando sua conta no facebook ou acabando com o gmail (apesar de que
seria lindo isso), mas na nossa postura, enquanto desenvolvedores,
filósofos, pensadores e produtores de conteúdo de promover ferramentas que
permitam autonomia e soberania.

Beijos

goa